Ferrovias

  • MODAL FERROVIÁRIO

O estado de Mato Grosso possui uma única ferrovia em operação, a FERRONORTE, ligando Rondonópolis região Sudeste do Estado, à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul com extensão de 754 km, entrando pela Malha Paulista até o porto de Santos com uma extensão de 820 km, perfazendo um total de 1.574 km. Esta ferrovia transporta anualmente 15 milhões de toneladas de grãos e farelo, tem como projeto em 2025 estar transportando 35 milhões de toneladas.

Nossos Projetos:

  • FICO – Ferrovia de integração Centro Oeste – Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde (MT) e Vilhena (RO).O Governo Federal decidiu utilizar o valor de outorga oriundo da prorrogação futura das ferrovias Carajás e Vitória Minas ambas da VALE, para construção do trecho entre Campinorte e Água Boa, desta forma alimentando com cargas a Ferrovia Norte Sul. Foram realizadas audiências públicas das prorrogações antecipadas da FC – ferrovia dos Carajás e FVM – ferrovia Vitória Minas, em Brasília organizamos a participação de produtores do Vale do Araguaia nas duas audiências. No dia 14 de junho estivemos na companhia do Ministro da Infraestrutura na audiência pública conjunta do Senado federal e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em Água Boa, ocasião que o Ministro reiterou a implantação do trecho da FICO.

 

  • FERROGRÃO – Sinop (MT) a Itaituba/Miritituba (PA).Na primeira etapa vai ser implantado o trecho de Sinop (MT) a Miritituba (Itaituba-PA). Quando vier a FICO ou a possibilidade de estender os trilhos de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, haverá um grande entroncamento ferroviário em Lucas. Já está definido o interesse direto de cinco tradings: (ADM, Amaggi, Bunge, Cargill, e Louis Dreyfus), e agora também com a manifestação do interesse pelos produtores de Mato Grosso em participar da construção da ferrovia. Ela somente será licitada quando tiver licença prévia, com este objetivo foi autorizada pela Presidência da República a desafetação do Parque Nacional do Jamanxim (passagem obrigatória da ferrovia), através da MP 758/2016, aprovada no Senado e embora vetado parte pela Presidência da República, não afetou a Ferrogrão. As audiências públicas foram realizadas em novembro/17 em Cuiabá e em dezembro em Belém, Sinop e Brasília. A ANTT realizou, a audiência pública de Itaituba e prorrogou as de Novo Progresso, Trairão e Moraes Almeida. Mantivemos reunião com o CEO da empresa EDLP, que está tratando deste projeto junto ao governo Federal. Estamos em constante contato com a EDLP. No dia 24 de maio foi realizado uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, onde teve forte presença de indígenas e da comunidade da região do Pará onde a Ferrogrão passará. A SPPI encaminhou o edital de licitação para apreciação do TCU no mês de janeiro/19.   Desafetação de parte do Parque Nacional do Jamanxim foi autorizada pelo Governo Federal através da medida provisória 758/2016.

 

  • FNS – Ferrovia Norte Sul  – Açailândia (MA) a Estrela do Oeste (SP).Esta é uma ferrovia cuja concessão foi uma prioridade para a SPPI – Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria Geral da Presidência da República, contempla o trecho de Porto Nacional (TO) a Estrela do Oeste (SP). A SPPI e a ANTT realizaram o leilão no dia 28 do mês de março, tendo sido ganhadora a empresa RUMO. Realizamos juntamente com a APROSOJA BR e Mato Grosso, reunião com a Diretoria da RUMO para discutir a sequência dos trabalhos a serem realizados na ferrovia para dar início ao transporte das safras e de produtos conteinerizados. O sucesso desta ferrovia passa pela antecipação da renovação antecipada da Malha Paulista, trecho entre a divisa de SP/MS a Santos.

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